Desfiles História da Moda Uncategorized

Memento mori

Memento Mori (expressão típica do cristianismo medieval) é usada para nos lembrarmos de que um dia iremos morrer, podendo soar pessimista e sem esperança em primeira instância mas no fundo carrega uma visão próspera da vida. Devemos estar disposto a viver e saber como morrer.

Esse conceito foi explorado na coleção Resort 2019 da Gucci. Sendo um exemplo de como a moda ressignifica as nossas identidades e ideologias. Um profissional da área de moda carrega a beleza da estética e o propósito de pertencimento. O preto é representado através do drama e as cores vivas fomentam uma realidade que não pertence a nós. Na nossa tentativa egocêntrica e introspectiva de construir um império em volta do que chamamos de moda, o erro é constante assim como na vida.

https://www.vogue.com/fashion-shows/designer/gucci

Pelo apreço à liberdade estética e moral, vemos na moda, motivo para inovar e acreditar em transformações, utilizamos de complexas palavras ou expressões para assegurar nosso espaço visto que apesar de estar emergindo, a moda ainda é marginal. A sensação é de que sozinha, a moda não chegará a lugar nenhum, ou melhor já chegou ao fim. O fim do desejo. E isso significa a repetição dos ciclos. A moda cíclica. Tudo acontece de novo e de novo e de novo e de novo e de novo e de novo mas dessa vez, só dessa vez, com um detalhe diferente!

O atmosfera criada para o desfile, que aconteceu em um cemitério na França, traz o universo colorida da Gucci junto a um estilo gótico. Alessandro Michele, estilista da marca, utiliza crucifixos, fumaça cenográfica e uma trilha sonora sombria com um toque de melancolia que gera conforto apesar do cenário de “caos” apresentado.

Desfiles como o da Gucci, despertam em mim, desejo, não por roupas mas por apreciar aquilo que já existe, a partir da ai sigo uma linha de repulsa pelas formas de criação atuais. Não há nada mais remoto e sem luz. Hoje entendo que o preto marca o fim da moda, assim como em um velório, da vida, e o que vem depois?

Fiz esse post ouvindo uma rádio no Apple Music chamada “Memento Mori”.. são músicas diferentes da trilha do desfile que causam uma sensação parecida porém mais empolgante como uma espécie de celebração da morte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s