Futuro Urano

Inovações na indústria da moda: Impressão 3D e Wearables

Inovações tecnológicas

Discutir o futuro é algo que está sendo cada vez mais usual em nossa sociedade. Uma das ferramentas usada para expressão e identidade, os tecidos, também está inserida nessa discussão futurista.

Entretanto, para além da ilusão criada pela visão fantasiosa do futuro, alguns estilistas já trabalham com uma linha de produção baseada em roupas realmente úteis, usáveis, tecnológicas e esteticamente bonitas. A confecção de tecidos está passando por um processo de atualização desde a escolha da matéria-prima até os meios e métodos de produção sendo desenvolvida através de pesquisas e com a ajuda das novas tecnologias disponíveis no mercado.

As inovações tecnológicas na área da moda, em específico na área têxtil, estão ganhando cada vez mais espaço e relevância para economia. Novas formas de desenhar roupas, fabricar e comercializar estão sendo testadas no mundo todo a partir do investimento de startups. No ramo, há empresas e marcas renomadas que já vivem a realidade de impressões 3D de tecido, transformando o processo de produção em algo simples.

A estilista holandesa Iris Van Herpen utiliza esse tipo de tecnologia para produzir coleções na alta costura mas marcas comerciais, como a nike,  estão começando a demonstrar interesse nesse mecanismo.

https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiJ987I--zdAhUBjJAKHRm_AeIQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fwww.stylerave.com%2F2018%2F07%2Firis-van-herpen-releases-a-magnificent-collection-tagged-syntopia-for-fall%2F&psig=AOvVaw2fP4yhU9Hwi3MPK07LWuWF&ust=1538748648291407
Syntopia Fall 2018 Couture

Herpen foi a primeira estilista a apresentar uma peça impressa em 3D nas passarelas, com a coleção Crystallization no ano de 2010 no Amsterdam Fashion Week e em 2011 introduziu a impressão 3D na Paris Haute Couture Week.

Impressão 3D

A impressão 3D traz a promessa de avançarmos nas práticas sustentáveis com a possibilidade de reutilização de materiais e fabricação de tecidos biodegradáveis. A estilista Danit Peleg é a primeira a imprimir roupas em 3D com nicho voltado para vendas comerciais.

https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjistfY--zdAhXBHJAKHXS0CrAQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fwww.israel21c.org%2Fworlds-first-fashion-collection-printed-at-home%2F%3Ffb_comment_id%3D852103151563698_1411041892336485&psig=AOvVaw3RxPfcP73ndekVMkPwxLBy&ust=1538748682766950
Danit Peleg

A nike está utilizando a impressão 3D em seus calçados para ajudá-los a alcançar um desempenho perfeito. A Reebok é outra marca que vem conquistando seu espaço, inaugurando uma fábrica Rhode Island nos EUA onde os calçados serão produzidos através de impressão 3D.

A Giddy Up projeta seus calçados através de impressão 3D e tricot 3D. A marca japonesa de calçados tem o objetivo de explorar esse nicho da moda em que a tecnologia é a protagonista.

https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjNpJmo--zdAhUOlpAKHasjCt0QjRx6BAgBEAU&url=http%3A%2F%2Fwww.stylourbano.com.br%2Fgiddy-up-a-marca-de-calcados-vanguardista-que-une-impressao-3d-e-trico-3d%2F&psig=AOvVaw0tvnH2qy_RJZbs2Qk32LvJ&ust=1538748583043533

Wearables e o Sportwear

Os tecidos inteligentes, ou wearables, foram desenvolvidos em primeiro plano nos relógios inteligentes mas há muito mais por vir, em sua maioria são produzidos para o setor esportivo devido a possibilidade de se desenvolver peças que não molham, vestimentas térmicas, que combatem o mau cheiro e proporcionam maior conforto e adaptação para o atleta.

A Levi’s, a marca pioneira na produção de jeans, lançou no South by SouthWest uma jaqueta com função touchscreen no punho das mangas. Com o nome de Jacquard, a produção é uma parceria com o Google, e possui comandos como tocar música, atender ligações e te dar direções direto no fone de ouvido.

Nanotecnologia

A nanotecnologia utiliza materiais com dimensões minúsculas, sendo aplicada nos fios e fibras que geram tecidos com fios finos e macios. O uso dessa tecnologia proporciona um caimento melhor a peça e apresenta características como controle térmico, controle de absorção de líquidos, proteção ultravioleta, função repelente e anti bacteriana.

https://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjPo5GNgu3dAhWDfZAKHUA0AHAQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Flifeboat.com%2Fblog%2F2016%2F06%2Fnew-nanotech-fabric-dissolves-odor-and-stains-whenever-its-exposed-to-bright-light&psig=AOvVaw37a5RdABaG5Kv4mSolKqcm&ust=1538750394933641

O investimento em inovação se tornou um dos métodos mais importantes para as marcas se manterem no mercado sendo necessário estar sempre antenado sobre as novas possibilidades de se fazer moda. Pesquisa revelam que aproximadamente 40% das empresas irão falir nos próximos 10 anos devido a falta de investimento em inovação. O profissional focada na área de inovação está conquistando o seu espaço em startups e empresas, profissão essa que tende a crescer nos próximos anos. Logo, é necessário compreender o passado e aproveitar o presente mas o olhar no futuro é imprescindível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s