Cultura e Moda Mercúrio

Afinal, o que é apropriação cultural?

No post de hoje irei falar desse assunto polêmico, que muitos acham que sabem o que é, mas tão muito longe de entender seu significado: apropriação cultural

Muito se tem debatido na internet pelas redes sociais, o que é e o que não é apropriação cultural, porém as pessoas não têm noção do quão abrangente é esse tema. Apropriação cultural vai muito além de um branco cantando hip hop (que é um gênero musical criado e desenvolvido na comunidade negra, sendo assim, um item cultural desse grupo social); é uma questão mais profunda e complexa que envolve, raça, classe e privilégio. Ou seja, apropriação de uma cultura, vai muito além de um indivíduo, envolvendo assim, basicamente, dois grupos sociais: o opressor privilegiado e o oprimido marginalizado.

Como que funciona a apropriação de uma cultura: há uma apropriação de um elemento ou signo cultural, quando um indivíduo opressor utiliza um elemento da cultura do indivíduo que ele oprime. Ex.: branco usando dreads é considerado cool, fashionista, moderno, entre outros adjetivos, já um negro usando dreads é considerado sujo, favelado, morador de rua, entre outras coisas.  Nesse exemplo podemos ver claramente como age a apropriação de uma cultura. Para o negro, os dreads tem um significado importante de identidade e até mesmo religioso, se o mesmo for da religião rastafári, já para o branco (na grande maioria das vezes) dreads é só um adereço estético, sendo assim, quando ele utiliza esse elemento cultural, ele esvazia de significado tal coisa, por não entender a origem, o significado e o peso cultural que tal elemento trás para a cultura oprimida. Ou seja, a maioria das pessoas que utilizam algo especifico de uma cultura marginalizada, não tem ideia da origem, do significado ou se, se identifica com tal elemento utilizado.

Portanto, como falado no começo do texto, apropriação cultural é algo complexo, que envolve vários fatores que prejudicam a entender o assunto, como por exemplo a globalização (argumento utilizado por muitas pessoas). Por conta da globalização, ficou mais fácil de termos acesso a novas culturas e costumes, isso é um fato, mas é algo totalmente diferente eu me apropriar de tal cultura, sem ela ter nenhum significado para mim e torna tal elemento utilizado banal, por eu não ter ideia da importância que ele tem para sua cultura pertencente, que é aonde eu queria chegar: como apropriação cultural funciona na Moda?

Infelizmente, a apropriação funciona da forma mais baixa possível, onde marcas, mesmo sabendo que estão plagiando ou se apropriando de algo notório para a comunidade de tal cultura, mesmo assim, produz produtos em larga escala e vende, como se aquilo fosse resultado de um longo trabalho desenvolvido por elas, sendo que na verdade, nada mais é que roubo e apoderamento de uma cultura, muitas vezes desconhecida por muitos.

O grande problema disso tudo, é que as pessoas não se importam se estão ou não utilizando, vendendo algo que não lhes cabe. As grandes marcas que fazem esse tipo de coisa, ganham milhões em dinheiro encima de algo, que se fosse vendido em sua cultura natal, os artesãos não ganhariam nem um terço do valor, já que vendem tais peças por preços muito inferiores que as maisons famosas.

Por fim, para concluir o texto, trago a vocês exemplos de apropriação cultural e link de textos e vídeos que eu vi, e que me ajudaram a ter uma perspectiva diferente sobre o assunto:

  • Marcas e suas apropriações

Dior

Isabel Marant

Louis Vuitton

Ronaldo Fraga

Marc Jacobs

 

  • Links

https://www.geledes.org.br/stephanie-ribeiro-afinal-o-que-e-apropriacao-cultural/

http://www.naocombina.com.br/dior-acusada-de-apropriacao-cultural/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s