O movimento Vaporwave teve seu início no final do ano de 2010, em sites como o Tumblr, com uma estética totalmente diferenciada. O movimento artístico chamou atenção, pela sua mistura de elementos nostálgicos, e pela composição das músicas, que no mínimo diríamos que seria algo fora do comum.
As principais características do movimento são:
- Cores Rosa e Azul;
- Cultura pop anos 80, 90 e 2000;
- Tecnologia, cultura e publicidade nipônica pós-moderna (japonesa);
- Referências musicais: lounge, jazz suave e música de elevador e
- Glitch art, design gráfico antigo, bustos greco-romanos, paisagens tropicais.
Esse movimento cultural se deu destaque não somente pela sua estética totalmente fora do comum, por conta das misturas de elementos incombináveis, e sim também pelo fato da arte ser composta por uma auto critica a sociedade moderna capitalista. O mais irônico de tudo isso, é que pelo sucesso da arte do vaporwave, por ser algo totalmente diferenciado e novo, serviu de referências para vários produtos capitalista, como por exemplo a Moda.
Há fortes indícios que esse movimento de internet, que alguns diriam que morreu, está totalmente em alta, e podemos provar isso em clipes musicais, editorias de moda e a cultura pop em um geral, dando exemplo series e filmes que utilizam alguns desses elementos em suas produções.
Veja abaixo, exemplo de como o Vaporwave dominou a cultura pop atual, incluindo a Moda: