Futuro História da Moda Urano

O movimento futurista

A noção de tempo e espaço é relativa, do novo e do velho, do passado e do futuro, mas está tudo conectado em um canal feito de bolhas de ar na espiral de um caderno.

A sensação que possuímos ao conhecer o “desconhecido”, de abrir a mente para as ideias novas, de pensar no futuro e de mover em frente, como a espiral de um caderno, na mesma frequência e rompendo ciclos, possui um  toque de mistério que recorda metal, ferro e força.

O futurismo com a sua proposta inovadora para época, foi um movimento de origem fascista tendo o industrialismo e a tecnologia como forma essencial de progresso técnico. Sendo criado, pelo desejo de romper laços e tradições passadas, pelo desejo do crescimento ligado diretamente a máquinas e uma vida urbana.

Essa corrente abordada até aqui, teve inicio em 1909 como um movimento literário e artístico que fez parte das vanguardas europeias no século XX. A estética encontrada nas obras de arte produzidas no período, foram inspirados pelo cubismo e pelo abstracionismo, usando cores vivas e contrastantes e sobreposições que capturavam de forma plástica a velocidade das máquinas descrita pelo artista.  

http://agrupamentomontemorovelhobibliotecaescolar.files.wordpress.com/2010/11/dinamismo-de-um-automovel-1912-13_luigi-russolo1.jpg
O dinamismo do automóvel, 1912
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bc/Casa_Sant%27Elia.jpg/1024px-Casa_Sant%27Elia.jpg
Antonio Sant Elia – Urbanistik şəki

Retornando a cultura pop, o futurismo surgiu em meados da década de 60, influenciado pela corrida espacial, na moda teve como precursor o estilista Andre Courrèges,  e causando impacto em toda cultura de massa, apareceu nos filmes, nos desfiles de moda, posteriormente na música, sendo considerado um movimento libertário.

http://www.poramaisb.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Andre-Correuges-Posts-2.jpg
Andre Courrèges

Pensar no futuro, na época, era pensar nas roupas que usaríamos no espaço, na tecnologia, no progresso que teríamos e como viveríamos em um mundo melhor. Com o passar do tempo e os anos 2000 chegaram e não atingimos nem metade das especulações e expectativas que tínhamos do passado. Nos sobrando as inspirações no futuro, na estética criada na época, na movimento e no dinamismo, e o eterno “reviver” da indústria da moda. Sendo difícil decifrar para que lado a indústria de moda atual irá e onde está a moda do futuro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s