Cultura e Moda Mercúrio

Moda é arte?

No post de hoje irei abordar um pouco desse assunto polêmico: Afinal Moda é arte?

No post de hoje irei abordar um pouco desse assunto polêmico: Afinal Moda é arte?

Muitos dizem que Moda é arte e outros dizem que não, Moda não é arte. Porém o que todos podem afirmar é que as duas estão interligadas desde que o mundo se entende por mundo, sendo assim, as duas tem coparticipação em suas histórias singulares.

Os que entendem que Moda é arte, tem argumentos plausíveis, que só quem está inserido nesse meio, consegue entender e distinguir a moda comercial da Moda conceitual. Exemplo disso, são os desfiles de alta costura de marcas como Chanel e Elie Saab, que não tem como ignorar algo tão lindo e bem feito, e afirmar que seu processo criativo e a finalização do mesmo não são algo artístico. Outro exemplo, são os editoriais de Moda, que muitas vezes são algo de cunho totalmente comercial, mas revistas como a Vogue Itália estão aí para mostrar que vai muito além disso; com editorias com cunho político e autocritico, os editorias dessa revista são comparáveis com telas de obras de arte.

Já os que acreditam que Moda não é arte, apresentam o argumento que o significado das duas industrias são diferentes, não só teoricamente, mas também na prática, pois a modo grosso, Moda se resume ao vestuário (de uma forma individual, politica e social), já arte se resume a manifestação de uma ideia ou emoção consciente. Sendo assim, para esses indivíduos, arte pode se assemelhar com Moda, quando há uma intervenção dos dois, mas Moda só se aproxima de arte, pois seu objetivo de criação é um cunho comercial, e não somente expor uma ideia e/ou manifestar algo pessoal com significado coletivo socialmente.

Portanto, concluir se Moda é arte ou não, vai muito além de uma opinião massificada e sim de algo pessoal e individual. Por exemplo, eu Olivia, considero Moda como arte, pois na minha concepção, as duas industrias tem uma vertente comercial, mas também tem uma perspectiva artística, no sentido de manifestação de uma ideia e emoção sobre algum assunto ou algo pessoal. Sendo assim, Moda e Arte são mais que simples participações em suas histórias individuais, são peças chaves, para que ambos possam se desenvolver ao longo dos tempos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s