Cultura e Moda Mercúrio

O que Moda e Cultura tem haver?

No post de hoje falarei um pouco sobre Moda e Cultura e como elas estão interligadas, direta e indiretamente

No post de hoje falarei um pouco sobre Moda e Cultura e como elas estão interligadas, direta e indiretamente.

Esse post é uma introdução aos possíveis assuntos que irei abordar no blog nesse tema a longo prazo; assuntos que talvez vocês pensem que não tenham muito haver com o tema cultura, mas quero que vocês pensem em cultura no modo literal da palavra. E com a ajuda do tio Google, trago alguns significados a vocês:

1. conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social;

2. forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico); civilização e

3. complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências humanas e afins.  

Ou seja, irei abordar tudo isso, mas de uma forma criativa, mostrando para vocês, que essa cultura que vocês consomem ou vivenciam é algo também implantado pela Moda.

Agora que entendemos melhor o que é cultura, trago um desafio para vocês pensarem se sabem exatamente o que é Moda. Muitos nesse momento devem estar pensando que são as roupas malucas dos desfiles de alta costura, ou as roupas que vocês consomem. Sinto lhes dizer que é isso, mas também não. Esses pensamentos iniciais, estão corretos até certo ponto, pois isso é apenas a ponta do iceberg. Moda, com M maiúsculo é muito mais que consumo, que é isso que vocês entendem como moda, que seria a moda de m minúsculo. Novamente vocês devem estar pensando: essa menina é maluca. Mas pera lá, vou explicar melhor para vocês, com a ajuda do tio Google novamente. Os significados encontrados são:

1. conjunto de opiniões, gostos, assim como modos de agir, viver e sentir coletivos e

2. a indústria ou o comércio da roupa.

O significado um seria a Moda com M maiúsculo, onde além da roupa, ela move toda uma sociedade com seus conjuntos intelectuais, já o dois define a moda com m minúsculo, onde há um consumo sem conhecimento (conhecimento de si e do mercado), onde as pessoas compram, simplesmente por estar “na moda”, por todo mundo estar comprando, sendo um consumo massificado.

Tendo essas explicações em mente, acredito que vocês conseguem enxergar o vinculo entre esses dois temas. Quando entendemos que a Moda pode ser além de um vestuário e que a mesma é uma engrenagem importante para uma sociedade, já que por meio dela, criamos nossa identidade pessoal, conseguimos ligar isso a cultura que estamos inseridos, somando a costumes, hábitos e crenças. Tudo isso está interligado. Tudo isso, de uma forma ou de outra, rege você e seus amigos e seus consumos consciente ou inconscientemente.

Portanto, entendemos que Moda e Cultura andam em conjunto, e por mais que achamos que algo seja natural, seja banal ou completamente loucura da parte que expõe, há toda uma história, cheia de informações e referências do porque isso está vindo à tona agora e do porque estamos questionando tal coisa, que na visão popular, seria algo normal.  Com os assuntos que irei abordar nessa parte do blog, quero mostrar para vocês, que o que eu indiquei como tendência hoje, já foi tendência no passado, e que daqui alguns anos será tendência de novo, mas de uma forma que caiba para aquela sociedade em questão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s